Peças para carros: ORIGINAIS ou PARALELAS?

E sempre temos aquela dúvida… qual marca de peças devemos comprar para nossos carros? As originais nas concessonárias, ou paralelas no mercado? Tirando o lado jurídico da coisa (não vou entrar no mérito da legalidade de outros fabricantes copiarem uma peça original de um carro), como fica a questão da qualidade?

Peças para carro: Originais ou Paralelas?
Peças para carro: Originais ou Paralelas?

Se fôssemos levar em consideração somente a qualidade, eu diria para comprar peças originais, ou “genuínas” como algumas fabricantes dizem. Mas como muitos sabem, muitas vezes os preços praticados nas concessionárias são algumas vezes maiores que no mercado paralelo. Por que esta diferença?

O que vou dizer abaixo não é uma regra, mas costuma ser assim. Os padrões de fabricação de peças são dividas nas seguintes características:

Quais tipos de peça devo usar?

1) Peças Originais de Montagem

Já reparou como as peças que vêm originais da fábrica, na montagem do carro, são duráveis, em relação àquelas que você substitui no mercado paralelo?

Para linha de montagem, os fabricantes exigem dos fornecedores rígidos controles de qualidade de cada peça do seu carro, e nisto inclui-se até os parafusos e abraçadeiras que ele possui. Isso é para garantir a qualidade do bem fabricado, e consequentemente a garantia do veículo de duração específica de cada fabricante.

2) Peças Originais de REPOSIÇÃO



São aquelas que você encontra nas concessionárias para reposição de peça danificada no seu veículo. Geralmente elas não seguem o padrão de qualidade das peças de montagem do carro, porém apresentam durabilidade e qualidades bem melhor do que as peças encontradas no mercado paralelo, até porque esta peça leva o logotipo da montadora, e a mesma se responsabiliza por qualquer problema que houver durante o funcionamento deste componente.

3) Peças do mercado paralelo

Eu diria que, neste caso, temos dois sub-itens:

a) Quando o fabricante é o mesmo que fornece as peças originais.

Imagine: a empresa “XXX” fabrica o radiador de um determinado carro. Esta empresa vai fornecer para a montadora, um radiador com qualidade de linha de montagem. Vai fornecer também um radiador para peça original de reposição na concessionária. Porém ela pode também oferecer essa mesma peça nas auto-peças. Então, quando você for na concessionária comprar este radiador, ela virá com o logotipo da montadora, porém na auto-peças, virá com o logotipo do próprio fabricante da peça.

Radiador: Paralelo ou Original?
Radiador: Paralelo ou Original?

b) Quando o fabricande da peça não é o fornecedor da montadora

É quando você vai a uma auto-peças, e pede um radiador, e o vendedor lhe oferece várias marcas, claro que com qualidades diferentes, geralmente diretamente proporcional ao preço. Não há padrão nenhum a ser seguido nestes casos, e o que ditará a qualidade da peça será a experiência e a seriadade do fabricante a produzir peças confiáveis.
Então, resumindo, você terá:

Peças originais para linha de montagem (consumidor final não tem acesso);
Peças originais para reposição;
Peças do mercado paralelo, porém do mesmo fabricante que produz as originais;
Peças do mercado paralelo, porém de fabricante diferente do que produz as originais.

Quando você comprar uma peça para seu carro, vale a pena consultar a concessionária antes. Peças de uso comum, como velas, filtros, correias, fluidos (óleos, aditivos, etc.) geralmente tem o mesmo preço do mercado paralelo ou às vezes, até mais barato!
Porém peças mais específicas, com o exemplo do radiador, realmente são mais caras. Se você não pode pagar o preço solicitado pela concessionária, procure descobrir quem é o fabricante original desta peça, e então no mercado paralelo tente encontrar esta peça vendida na caixa deste fabricante.

Por último, se mesmo assim não puder bancar financeiramente o valor da peça, ou caso não a encontre, procure por outros fabricantes no mercado paralelo, mas se informe sobre sua história no mercado, para não correr o risco de pegar peças de baixíssima qualidade.

Uma resposta para “Peças para carros: ORIGINAIS ou PARALELAS?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *