Aditivos para Arrefecimento (Radiador e afins) – Como utilizar

Pode parecer simples, mas algumas pessoas não sabem como fazer a proporção correta de aditivo de arrefecimento (o famoso “aditivo de radiador”) e água. Segue algumas dicas que com certeza vai te ajudar a realizar a mistura de modo correto.

Aditivo para radiadores – Como utilizar?

Antes de ensinar a realizar a mistura, vamos aos tipos de aditivos de radiadores:

1) Aditivos vendidos nas concessionárias. Geralmente estes aditivos (ou líquidos para sistema de arrefecimento) vendidos na concessionária são misturas PRONTAS PARA USO, não requerendo diluição. É a melhor opção para uso em seu carro pois já vem na proporção correta, e utiliza água destilada na mistura, já que deve-se evitar o uso de água de potável devido aos sais minerais presente na mesma. Neste caso, é só completar ou substituir o líquido que está no carro pelo adquirido na concessionária e pronto, sem complicação.

2) Aditivos vendidos nas auto-peças, do tipo CONCENTRADO: este aditivo é para ser diluído com água, de preferência destilada. A proporção deve ser a recomendada no manual do fabricante, que geralmente é 40% de aditivo e 60% de água até 50% de aditivo e 50% de água.

3) Aditivos vendidos nas auto-peças, do tipo PRONTO PARA USO: estes aditivos também são prontos para uso no carro, bastando acrescentar diretamente no sistema de arrefecimento o conteúdo do mesmo.
Na foto principal deste artigo, reparem que o tipo do aditivo é “CONCENTRADO”, ou seja, requer diluição de 50% de aditivo e 50% de água.

Para realizar esta diluição, eu recomendo utilizar uma garrafa PET de 2 litros. Coloque 1 litro de aditivo na garrafa, e após coloque um litro de água, de preferência destilada. Sacuda a garrafa e pronto, esta mistura está pronta para uso.

OBS 1: Nunca coloque o aditivo diretamente no sistema de arrefecimento do carro, sempre deve ser colocada a mistura já pronta.

OBS 2: O nível do líquido de arrefecimento deve estar sempre entre o MÍN e o MAX. Não passe do nível MÁX, senão o sistema trabalhará com pressão excessiva, podendo provocar até ruptura de mangueiras e outros vazamentos. O espaço que existe entre a tampa do radiador e o nível MÁX é para a dilatação da água e compensação do aumento de pressão do sistema quando atinge a temperatura máxima de funcionamento (por volta de 90 a 100ºC).

Nível do líquido de arrefecimento / aditivo

Para realizar a retirada do líquido de arrefecimento antigo do seu carro, você deverá consultar algum manual de manutenção, pois isto varia de veículo para veículo.

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