Confuso com os prazos de troca de óleo lubrificante? Cada um diz uma coisa? Óleo mineral se troca com 5.000km? E o sintético? Pois bem, continue neste artigo e tire esta dúvida de maneira prática e rápida.
Respondendo de maneira rápida: independente do tipo, seja mineral, semi-sintético ou sintético, siga as recomendações do manual do veículo. O prazo é determinado pelo fabricante do VEÍCULO, e não pelo fabricante do lubrificante.
Esqueça as recomendações que óleo mineral dura 5.000km e sintético 10.000km. Quem determina a validade do lubrificante é a montadora do veículo. Estas informações estão no manual do proprietário.
O tipo de óleo também deve ser o especificado no manual geralmente as montadoras publicam uma especificação do óleo para cada motor de carro. Você não precisa comprar o óleo original na concessionária, pode comprar outro lubrificante que atenda à especificação publicada no manual. Este é o ideal, porém você pode utilizar lubrificantes de outras marcas, desde que siga a viscosidade, classificação API e tipo recomendados.
OBSERVAÇÃO: Existe um parâmetro importantíssimo para o prazo de troca de lubrificante: o regime de funcionamento do motor. Geralmente existem dois tipos:
NORMAL:
- o carro roda em regime contínuo, sem paradas e acelerações frequentes;
- o motor tem tempo para aquecer até a temperatura normal de funcionamento (90 a 100ºC);
- combustível de boa qualidade;
SEVERO:
- o carro fica em regime de anda e para, engarrafamentos, veículos de serviço, ou de frota;
- o carro percorre pequenos percursos, onde o motor não tem tempo para aquecer até a temperatura normal de funcionamento;
- combustíveis de qualidade duvidosa.
Geralmente os manuais especificam prazo para os dois regimes, onde o prazo do regime “severo” é metade do regime “normal”, podendo variar.
Imagine a seguinte situação: você viaja por 50km, primeiro numa rodovia a 100km/h, e segundo numa avenida engarrafada onde você desenvolve uma velocidade média de 25km/h. A distância percorrida é a mesma, mas na primeira situação o motor funcionou por 30 minutos, e na segunda, funcionou por 2 horas. É por este motivo que quem roda em engarrafamentos e trechos urbanos com muitos sinais de trânsito e baixa velocidade média, deve antecipar os prazos de troca conforme o manual, pois o tempo de funcionamento do motor é bem maior que em regime normal. E a diferença do regime também envolve outros fatores, que não vou desenvolver aqui (temperatura do motor, variação de regime de funcionamento do motor, etc.).