Como economizar no GNV – Dicas para deixar seu carro ainda mais econômico

Não é porque você usa GNV que vai deixar de ser preocupar com a economia de combustível, certo? Algumas dicas simples ajudam a manter o consumo econômico do GNV, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

Como economizar no GNV
Como economizar no GNV

– Não é porque você usa GNV que agora vai andar de pé embaixo no acelerador. Mantenha uma aceleração leve, deixe o carro desenvolver gradualmente e evite regime de altas rotações. Troca de marcha aproximadamente em 2500 rpm é o ideal;

– O estado das velas influenciam no consumo de GNV, mais do que no combustível original. Troque as velas entre 10 a 20 mil km (se forem velas comuns) e verifique o “gap” do eletrodo (veja aqui), ajustando se necessário.

Filtro de ar deve estar sempre limpo e desobstruído. Quando apresentar sujeira, deve ser substituído. Evite limpar com ar comprimido, pois várias partículas estão impregnadas no material filtrante e não sairão com o jato de ar, que também pode danificar o filtro.

– Mantenha o kit sempre bem regulado. No kit de 3ª geração o ajuste é realizado numa válvula com parafuso na mangueira de baixa pressão, que vai para o mesclador (instalado na mangueira de admissão) e outro parafuso de ajuste de marcha lenta, que fica no redutor. Nos kits de 5ª geração a regulagem é feita via programa de computador conectado à central eletrônica do kit. No caso destes kits de 5ª geração é fundamental que o carro esteja funcionando bem também no combustível líquido.

– Caso seu kit GNV não tenha variador de avanço, é recomendável a instalação de um. Ele proporciona uma melhor queima do GNV, produzindo mais potência e menos poluentes, tornando o consumo mais econômico.

– Tenha o costume de verificar quantos quilômetros seu carro percorre com um metro cúbico de GNV (km/m³). Ao abastecer, zere o odômetro parcial e anote a quantidade (em metros cúbicos) de GNV abastecido. Quando o combustível terminar, verifique a quilometragem rodada e divida pelo volume abastecido. Anote e compare os resultados, verificando a melhor maneira de dirigir.

   Seguindo estas dicas básicas é possível aumentar ainda mais a economia de combustível de seu veículo no GNV. Lembre-se de sempre manter a manutenção em dia do seu veículo, evitando surpresas desagradáveis ao dirigir.

 

17 respostas para “Como economizar no GNV – Dicas para deixar seu carro ainda mais econômico”

  1. Olá vou deixar aqui a minha experiência: tenho um Xsara Picasso 2010 1.6 com um cilindro de 16m.
    Já rodei 240km na estrada com ele e 145 na cidade, o kit é 5ª ger, o consumo é muito diferente em condições extremas tipo cidade, na estrada é muito satisfatório. Acabei percebendo que o consumo é de acordo com a retomada de marcha, quanto mais troca de marcha fazer mais consumo tem, observado que na estrada vc coloca a 5 marcha e vai direto.

  2. Lembrem sempre de trocar o filtro do gnv a cada 30 mil ou vai sujando a flauta e vc morrer uns 200 à 600conto em uma nova

  3. Para ter real media de consumo, deixe acabar o gnv, e abasteça ele todo. Marque quantos m³ encheu.
    Zere o odômetro e rode com o carro até acabar o gnv e então divida a quilometragem pela quantia de gnv abastecida.

    Se vc pegar a quantia abastecida novamente, como se faz no combustível líquido, para ter a média, vai dar errado, pois certamente ou vai ter mais m³ ou menos abastecido.

    Diferente do combustível líquido, toda vez que for abastecer o gnv, vc terá uma quantia de m³ diferente, pois o gnv depende da temperatura e pressão da bomba e a pressão da bomba do posto varia muito, poe exemplo se estiver mais carros abastecendo tende a cair a pressão.

    Outra questão é que o cilindro esquenta quando abastece. Se vc encheu e esperar esfriar o cilindro e voltar a abastecer vai caber mais um pouquinho de GNV.

  4. Tenho um honda city 2013 e já fiz de td pra ele melhorar o consumo e meu cilindro 16 e só consigo no mxm fazer 137 km por botijão. Então qual seria o defeito do meu carro já q eu troquei a vela limpei o tbi e o resto q tinha q limpar do gnv

  5. Prezado amigo,
    Sou Ronaldo Rodrigues, consultor e personal Cars RJ.

    Apesar do meu conhecimento no segmento automotivo e, deuito tempo um pouco incentivador no uso do GNV, acabei por instalar um kit 3ger.em meu Livina para fins de trabalho. Optei um investimento reduzido pela minhas “incertezas” nesse segmento. Pois bem, aqui estou, consumidor de GNV…rsssss….mas deixe-me falar algo intrigante no 3.ger.
    Sendo esse sistema “mecanizado” sem ação direta de injetores e módulos, tendo o GNV admitido por “sucção” dos pistões como ocorre nos sistemas carburados, pergunto:
    COMO É REGULADO/AJUSTADO O VOLUME DO GNV NO ATO DA PLENA ACELERAÇÃO? COMO NAO HA BOMBA DE ENVIO DO GNV E CONTROLE ELETRÔNICO PARA IDENTIFICAÇÃO DO RPM FO MOTOR!!!???

    Na dúvida, fui fazer uns testes práticos de rodagem e,
    Obtive resultados curiosos, veja o que fiz:
    1) Escolhi um posto de GNV para abastecimento na mesma bomba(bico)
    2) zerei odemetro no posto
    3) Defini um trajeto, onde o ponto A foi o posto e o ponto B minha residência. Liguei ar condicionado. Sai do posto no estilo de condução “piloto de fuga”. Rodei 35km em cerca de 45min.(muito trânsito). Normalmente levaria 1,2h até chegar em casa.
    4) Retornei ao posto no mesmo horário,bomba e bico. Completei o cilindro (16m). Fiz o cálculo do consumo por m3. Obtive a marca de 13,9 por m3. Reabastecido e odômetro zerado, desliguei o ar cond e segui meu destino, agora no modo de direção “tiozão”. Rodei 35km em 1,16h. Trocando marchas aos 2mil rpm (no estilo “piloto de fuga” geralmente aos 3mil rpm). Em retorno ao posto e feito o cálculo obtive o resultado de 12,8 km por m3.

    Por que desse resultado??

    Será que o menor tempo do motor ligado (do ponto A ao ponto B )no estilo “piloto de fuga” é que gerou essa diferença incompreensível??

    Resultado no mínimo curioso!!!!

    Um amigo que possui um Corolla no 5.ger. disse que os resultados com ele foram totalmente contrários!!!

    Ahhhh o carro em questão no teste é um Livina 2010 1.6 16v.
    Obs: estou em viagem do RJ p sp e alcancei a marca de 242 km até zerar o cilindro. Numa condução média (de 100km/h a 130km/h)

    Abraços
    Ronaldo Rodrigues

    1. Olá Ronaldo
      Rapaz realmente intrigante. Estou na mesma empreitada
      Resolvi fazer os mesmos testes e pesquisas de consumo no meu caso VW Quantum 2.0 mi kit 3 geração
      Uma média de 240 na estrada e 190 na cidade 14,5m3
      Fui fazendo regulagens diferentes desde o mezclador a marcha lenta e o ponto do carro
      Deixei 15 graus que é aceitável para esse AP sem grilar e a quantidade que o variador (isolei ele ) aumentava
      Outro dia tive a surpresa que realmente esse sistema é muito simples e eficaz já que a regulagem específica para a variação do sensor de tps é puramente mecânico
      Fica simples o GNV se mistura facilmente ao ar o que faz um leve excesso na admissão não ser grandes problemas
      E enquanto o carro está acelerando todo esse gás (ou quase todo) vai para a câmera de combustão
      Sendo assim maior o tempo da válvula aberta maior o consumo quase independente do quanto o carro está exigindo do sistema
      Até por isso quando andam com o motor estrangulado no GNV fica mais econômico
      Ainda estou testando o que fica bom
      Para deixar uma boa economia e uma mistura estequiometrica
      Acontece que sinto que o GNV vai queimar bem, acima dos 17, 18 graus nesse sistema 3 geração onde o motor não teve variação de temperatura ou seja todo o GNV queimado na câmera e a melhor economia
      Só que nem o variador de avanço leva o ponto para esse grau
      E se fizer manual o carro grila
      E claro se os engenheiros não inventaram variadores dessa calibragem algum motivo tem
      É o que estou estudando

    2. Bom dia Ronaldo. Tenho uma Livina 1.6 com GNV. Está sem variador de avanço a sua?
      A minha roda essa mesma km sem variador…

    3. Boa noite Ronaldo. Meu nome e Afrânio, moro no Rio e também tenho uma Livina 1.6.
      Sua Livina tem Variador de avanço? A minha não tem.

      Se tem, onde instalou?
      Meu whatsapp e o 983086017 ok

      Boa noite.

    4. Boa noite Ronaldo. Meu nome e Afrânio, moro no Rio e também tenho uma Livina 1.6.
      Sua Livina tem Variador de avanço? A minha não tem. As instaladoras que procurei disseram que a instalação na Livina e muito complexa.

      Se a sua tem, onde instalou?
      Meu whatsapp e o 983086017 ok

      Boa noite.

    5. Ronaldo, bom dia.

      Estava lendo aqui sua postagem e juro que pensei ter sido eu que escrevi. Fiz o mesmo percurso ano passado, indo e vindo de SP e com 14m rodei 245km. Tenho uma Livina X-Gear 1.6 16v da Renault. Carro bom demais.. Ah, meu kit é de terceira geração e nem uso variador de avanço. Tinha 5 no carro, hehe. Como era verão, ar condicionado ligado todo tempo, rsss. Uso oleo sintético 5W30. Ótimo para evirar borra, e só uso Ethanol, que também ajuda nesse sentido. Motor com 120.000, parece zero.

      Você usa Variador? Onde ele é instalado nesse carro ?

      Foi bom ver uma história parecida. Bom dia afranio.ecorio@gmail.com

      Abraço,
      Afrânio

  6. Tenho um prisma 2016 1.4 e tem variador de avanço, mais o que notei é q grila muito e me disseram q é normal. Já foi regulado e começou a grilar dinovo. Tem algum geito de fazer ficar mais silencioso?

    1. Isso não é do gnv é da valvula de canister tipico de todo Onix e Prisma.Não danifica nada mas o barulho é um saco.Só trocar que resolve

  7. Pelo o que eu li, e entendi, as velas devem ser trocadas sempre no máximo de 20 em 20 mil km.. é isso mesmo?

    1. Isto é uma recomendação geral. Vale para as velas de eletrodo comum. Alguns carros já vem de fábrica com velas de irídio, o que amplia bastante o prazo de troca. O ideal para saber quando trocar a vela é retirar e medir a folga do eletrodo.

    2. As vezes as velas está um pouco gastas e com fuligem da queima do GNV… Se você retirar elas e proporcionar uma limpeza com um lixa comum número 100 ou até mesmo Bombril e ajustar a vela para no máximo 1mm de abertura vai ver que o rendimento melhora… Porém é algo para você rodar mais um mês ou dois no máximo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.