Talvez essa seja uma dúvida recorrente ao falarmos dos componentes do kit GNV. Qual a função e a importância do variador de avanço na conversão de um veículo para GNV? A utilização é obrigatória? Custa caro? Veja mais neste artigo.
Para compreender a importância do variador de avanço, primeiro é necessário compreender o funcionamento básico do motor ciclo Otto, que é equipado nos carros a gasolina e diesel. Até então sabemos que uma centelha emitida pela vela de ignição é gerada para queimar a mistura ar + combustível que foi comprimida pelo pistão dentro da câmara da combustão, mas a questão é “quando” esta centelha deve ser emitida.
A primeira ideia que nos vem à mente é que a centelha deve ser emitida quando o pistão atingir seu ponto de altura máximo, correto? Não. Ela deve ser emitida um pouco antes do pistão atingir a altura máxima. Na verdade, essa “altura” é medida em graus, pelo ângulo formado pelo eixo da biela e o plano vertical. Vamos supor que, quando o pistão está na parte inferior, ele está a 0 graus, e na parte superior, a 180 graus. A centelha não pode ser lançada exatamente quando ele atingir os 180 graus, mas deve ser adiantada, entre 10 a 20 graus. Isso já acontece no motor a gasolina.
Momento da centelha ocorre antes do cilindro chegar à altura máxima, conhecida como PMS (Ponto Morto Superior). Isto ocorre pois a queima da gasolina não é instantânea. Ela é gradual, a gasolina começa a queimar a partir da base da vela e a frente de chama vai percorrendo o cilindro até encontrar a cabeça do pistão, que aí sim deve estar no PMS para que seja aproveitada toda energia da queima.
Acontece que, no GNV, esta queima é mais lenta. Ou seja, é necessário antecipar mais ainda o tempo de ignição da vela para que quando a frente de chama da queima do GNV atinja o pistão, ele esteja no ponto morto superior. Aí entra o variador de avanço.
Existem basicamente dois tipos de variadores: os de sensor de rotação e os de sensor MAP/MAF. O variador de sensor de rotação engana a central eletrônica dizendo que o pistão já chegou naquele momento de soltar a ignição no combustível líquido, mas, na verdade, como estamos usando o GNV, e a queima dele é mais lenta, o pistão está alguns graus adiantado para que a queima do GNV seja completa. Este tipo de variador, em geral, permite adiantar em até 15 graus o ponto de ignição. Ele não altera o valor de rotações por minuto enviada à central, apenas informa que o pistão está numa determinada posição quando, na verdade, está um pouco mais adiantado.
Já o variador do tipo MAP/MAF manda uma informação para a central dizendo que a carga do motor está maior que a verdadeira, como se o motorista estivesse acelerando mais que o real. A central entende que deve adiantar o ponto para compensar essa situação. Não é um equipamento muito eficiente, pois quem fará o adiantamento do ponto de ignição é a central, e não o variador. Sendo assim, você fica limitado a faixa de adiantamento que a central pode realizar, geralmente não passa dos 10 graus.
No mercado existem várias marcas e modelos de variadores. Cada modelo de carro vai necessitar de um tipo específico de variador de avanço, assim como um ajuste individual.
A instalação do variador de avanço no kit GNV vai proporcionar economia de combustível e maior potência, pois vai fazer a misturar ar + GNV queimar no tempo correto. A mudança de desempenho após a instalação do variador de avanço é totalmente perceptível. Também vai influenciar na emissão de poluentes pois queimando o combustível de forma mais eficiente, será emitido menos monóxido de carbono (CO), que é resultado da queima incompleta do combustível, e menos hidrocarbonetos (HC), que é o resto de combustível não queimado.
O valor médio de um módulo variador de avanço, na data de abril/2018, está entre 150 a 200 reais (somente o equipamento, sem mão de obra de instalação). Se for solicitado a instalação a parte, depois do kit já montado, você vai desembolsar entre 300 a 400 reais (equipamento + mão de obra).
O uso do variador não é obrigatório, porém vimos acima que é altamente recomendado, visto que só trás benefícios (se devidamente ajustado).
Fique à vontade para postar suas dúvidas e comentários abaixo, espero que o artigo tenha esclarecido algumas dúvidas!
Gnv pode causar problema no câmbio automático do carro?
A instalação do variador de avanço é extremamente importante, porém e apesar disso, é um acessório, ou seka, sua instalação não é OBRIGATÓRIA.
A instalação deve ser autorizada pelo proprietário do veículo, mas o técnico deve informá-lo sobre essa necessidade dessa aquisição, ainda que em sua *loja de conversão não venda (*o que é muito raro).
Fiz a instalação na Del gas e não colocaram variador de avanço,
Gnv quinta geração
Achei de imediato o carro sem força, perdeu muita potência
No meu tbm não instalaram o variador de avanço. Meu carro é automático, será que é necessário colocar?
Nesse caso é extremamente recomendado.
Kit 5 geração pra Isa utilizar o variador?
O kit g 5 precisa do variador de avanço?
Seu veículo vai ganhar potência e economia. Super recomendado.
Meu carro é um celta 1.0 2011 geração 3 qual variador seria o melhor pra ele?
Meu carro é um celta 2011 1.0 com 3 geração qual variador é o melhor pro meu carro, desde já agradeço!
Creio quebpara o 3° geração, não haja variador de avanço, apenas um mesclador. Variador de avanço só para 5° geração em diante.
Boa tarde coloquei o 3 geração no meu Honda Civic motor 2.0 flexione ano 2015 ficou bom porém a luz da injeção acende gostaria de saber qual o melhor simulador de sonda resolveria meu problema porque ele tem duas sondas já levei na estaladora umas 4 vezes eles apagam a luz mas torna acender
Boa tarde coloquei o 3 geração no meu Honda Civic motor 2.0 flexione ano 2015 ficou bom porém a luz da injeção acende gostaria de saber se esse simulador de sonda t68 resolveria meu problema porque ele tem duas sondas já levei na estaladora umas 4 vezes eles apagam a luz mas torna acender
Meu carro e um gran siena 1.4 2013 o melhor e cobra ou t30 obrigada
O técnico vai poder lhe auxiliar. Procure uma boa loja convertedora.
Boa noite,meu carro é um onix 1.4 e utilizo da landirezo PANDA o carro parece está bom ,mas aparece a luz de injeção com o codico P0016.Será que o ideal desse carro é esse?
Creio que esse código não tenha relação com o gnv.
Qual é o melhor variador de avanço t30 ou cobra ??
Depende do veículo a ser utilizado.