Kit GNV de 5ª ou 3ª geração, qual escolher?

    Seja pelo preço do kit, ou a preocupação de qual versão é a mais econômica, sempre bate a dúvida na hora de converter o carro para GNV. Qual kit escolher, 3ª ou 5ª geração? Todo carro é possível fazer essa escolha? Isso vai depender, principalmente, do sistema de injeção/alimentação do motor do carro.

Kit de 5ª ou 3ª geração, qual escolher?
Kit de 5ª ou 3ª geração, qual escolher?

    A simplicidade do kit 3ª geração é atraente. Toda regulagem é manual e pode ser feita por qualquer pessoa que tenha entendimento de funcionamento de motores (relação mistura ar/combustível, motor em marcha lenta, motor em carga, etc). Nestes kits a regulagem da mistura é feita por 2 parafusos, um no próprio redutor, que controla o fluxo de GNV na marcha lenta, e outro na mangueira que liga o redutor ao mesclador, que regula o fluxo no regime de carga.

    Essa simplicidade tem um preço. A relação ideal de combustível / ar muda de acordo com a temperatura ambiente e altitude do local onde o veículo está rodando (na verdade, depende da densidade do ar). Assim, é necessário regular os ajustes, ao menos, uma vez a cada mudança de estação de ano (verão / outono / inverno / primavera). Se o ajuste não for realizado, poderá ocorrer aquela famosa instabilidade da marcha lenta, que fica variando e/ou morrendo à toa e o consumo ficar alto demais ou o motor perder bastante potência.

Ajustes do kit GNV 3ª geração (varia de acordo com o kit)

    No kit de quinta geração a realidade é bem diferente. A complexidade do sistema faz com que os ajustes sejam realizados via software, através de um cabo de comunicação e um computador. É necessário também conhecimento nos parâmetros adotados pelo fabricante do kit (são vários a configurar). Quando o veículo sai da convertedora devidamente regulado e testado, muito dificilmente será necessária nova regulagem, mesmo com mudanças bruscas de temperatura e clima. A própria central se encarrega de realizar os ajustes necessários para adaptar o motor às novas condições.

    A dor de cabeça vem quando o carro já possuía algum defeito, ou a instalação não foi bem realizada, ou ainda existe alguma incompatibilidade do veículo com o kit GNV. Os ajustes necessário de mistura ar/combustível serão realizados via software, e não existe uma configuração pronta para todos os carros. Cada modelo e versão de um carro requer um ajuste diferente. Por isso a importância do carro ser bem ajustado e testado depois da conversão.

Software Landirenzo OMEGAS
Software Landirenzo OMEGAS

CONCLUSÃO

    A escolha é sua, vai depender de quanto tem disponível para investir no kit. Entretanto, nem todos os carros funcionam bem com o kit de terceira geração, principalmente os modelos mais novos. Na verdade, dependendo do modelo de carro, nem o kit de quinta geração pode ser instalado, se for dotado de injeção direta de combustível, para os quais já foram lançados os kits de sexta geração.

    Se você dispõe de pouco dinheiro para a conversão de combustível e deseja ter uma maior autonomia para regular o kit, os de terceira geração atenderá melhor. Um kit com um cilindro de 16m³ está em torno de 2.800 reais, na data de hoje (jun/2018).

    Caso haja disponibilidade de um valor maior para a conversão e você não se preocupa em  ajustar o kit (prefere que seja efetuado por uma oficina convertedora), o de quinta geração será uma opção melhor. Com um cilindro de 16m³, o kit varia em torno dos 5.000 reais (jun/2018).

    Lembrando que nada impede que possua um kit de 5a geração e você mesmo faça os ajustes. Porém é necessário ter o software, que nem sempre é licenciado para pessoas físicas, e o cabo de comunicação. E o mais importante, ter conhecimento pleno do funcionamento de motores automotivos e sistemas de GNV.

 

One Reply to “Kit GNV de 5ª ou 3ª geração, qual escolher?”

  1. Ola, no meu entender, ter liberdade de ajustar manualmente é super legal considerando que esse ajuste pode ser numa instaladora e com custo menor, e no desespero de pane no sistema, é só desconectar a cx com chave comutadora gnv /gasolina . o caro passa automaticamente original de fabrica, dentre outras operações tipo defeito emulador de bico. Isso já aconteceu comigo longe de casa.
    Já o 5 geração ouvi comentarios que tem que ter certos cuidados, não posso afirmar tipo remover bateria saí dos ajustes finos.
    Uso geração 3 em um Palio HLX 1.8 por ser um motor possante muito torque, me dá um conforto na partida de marcha, mais suave isso 5 anos.
    Essa é minha opinião.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.