Quer uma resposta rápida? Sim, perde potência. Mas se quiser entender o porquê, leia este pequeno artigo, onde vou explicar o que acontece na prática com a potência numa conversão para GNV.
Sim, perde potência, e dependendo da instalação, perde muita potência. Entenda que para se aproveitar o máximo de potência que o GNV pode dar, seriam necessárias mudanças inviáveis no motor, como o aumento da taxa de compressão, por exemplo.
Numa instalação comum, geralmente um kit de 3ª geração (neste tipo o GNV é “aspirado” pelo motor), usa-se um equipamento chamado “variador de avanço” para adiantar o tempo da faísca das velas. O GNV queima de forma mais lenta que a gasolina, então quando mudamos para o GNV, a faísca tem que sair um pouco antes em relação à gasolina. Sem este equipamento, a perda de potência é grande, alguns estimam em até 30%.
Então agora você tem seu kit GNV com variador de avanço. Continuará tendo perdas quando eu passar para o combustível gasoso? SIM! Não se esqueça que o motor do seu carro e o sistema de injeção eletrônica foi projetado para queimar gasolina, e não GNV! O Kit GNV é uma adaptação bem-sucedida, mas que tem suas desvantagens.
Se você não conhece os Kits GNV de 5ª geração, sugiro que pesquiso sobre, aqui no blog falo um pouco sobre eles. Neste kit, o GNV é injetado no coletor de admissão do motor, muito parecido com o que ocorre com a gasolina. E, neste caso, você não precisa usar uma peça do kit de 3ª geração, o “mesclador de ar”, que faz com que menos ar entre no motor e, menos ar = menos potência. Essas melhorias no kit de 5ª geração fazem com que a perda de potência seja ainda menor, porém não nula.
Quando dizem por aí que a perda de potência é nula ou imperceptível, é porque algumas pessoas não conseguem perceber esta perda. Mas quem tem uma preocupação maior com o desempenho do carro consegue perceber pequenas mudanças de desempenho no motor do carro. Por isto eu disse no começo do artigo que EXISTE perda de potência no motor, independente do kit, seja ele de 3ª ou 5ª geração. Porém esta perda pode ser imperceptível para alguns, mas para outros não, principalmente para mim, rsrssrsr!
Boa noite!alguém poderia me ajudar já troquei as velas os cabos de velas a bobina de ingnçao eo óleo do vectra 97 8v 2.0.O MESMO QUANDO ESTA NO GNV FICA SEM POTÊNCIA E DA UMAS FALHAS QUANDO ACELERA. Agradeço muito
Pode ser falta de aquecimento no redutor de pressão.
Tenho uma Tucson 2012 e estou pensando em instalar o kit geração 5.
Mas leio tantas versões, positivas e negativas, que não estou conseguindo definir. Se alguém tem alguma opinião, para ajudar, por favor, comente!
Meu pai tem uma Tucson e colocou o 5° geração, sem o GNV ele já teria vendido o carro pois bebe de mais.
Olha amigo o gnv é mais problemas do que positividade tenho gnv estou tendo uma pecima experiência Pois o motor do meu carro fiz novo pois estava fumando o gnv causa isso sem conta os problemas que estou tendo na injeção porque o módulo fica doido vou tirar fora tem que paga um monte de imposto essa é minha opinião mais cada um pensa como quer .
Verdade tenho Corolla, 2018 1.8 com 5 geração e percebi que perde e muito da potência, vou tentar instalar o variador de avanço pra ver se melhora. A retomada e final parece carro 1.0 a 1,4.
Pra mim perda é muito acima dos 10% que falam por aí.
Meu carro engasga quando passa pri GNV !
Bom dia! Comprei recentemente um Sentra 12/13 CVT com kit 5 geração. A luz da injeção eletrônica não apaga, fui informado que em carros flexível com cambio automático é normal. Isso é verdade ou a luz tem que se apagar seja lá em qual combustível estiver rodando? Obrigado e parabéns pelo site!
Olá Marcio, Tenho um Focus 2011 automático e não acende luz da injeção, leve em uma oficina especializada, pode ser algum B.O na instalação. Um abraço,
Olha e bem difícil encontrar uma avaliação assim, isenta, sem achismo, parabéns.
Olá! É verdade, infelizmente neste meio, não se fala muito nas verdades. Muitos só falam dos benefícios do GNV, mas só vão falar das desvantagens depois que o cliente já instalou o kit.