Sabe aquela verificada de óleo que o frentista adora fazer quando você para o carro para abastecer? Não o deixe que faça isto, senão você pode se assustar com um nível de óleo que não é real. Entenda o porquê.
Sem enrolação, vamos às dicas:
Quando o motor está em funcionamento, e é desligado, o óleo lubrificante leva um certo tempo para descer até o reservatório inferior o qual chamamos de “cárter”. Se isto ocorre sempre, já percebeu que não podemos verificar o nível de óleo assim que desligar o carro, certo?
Caso o seu carro esteja com o nível do óleo próximo ao mínimo (não há problema algum) e você parar num posto, desligar o carro, e o frentista já sair tirando a vareta do óleo, o nível vai aparecer abaixo do mínimo, pois tem uma certa quantidade de óleo que está escorrendo do cabeçote do carro para a parte inferior do bloco, então não estará medindo o nível correto.
Para uma medição correta, siga as dicas abaixo.
- Meça o nível sempre em local plano.
- Aguarde de 5 a 15 minutos com o motor desligado para efetuar a medicão do nível do óleo. Assim voce fará uma medição correta.
- Para medir, retire a vareta de medição, limpe-a com algum pano e papel, insira novamente no compartimento, e retire-a novamente, sem virá-la de cabeça para baixo! Mantenha na posição que você retirou, e veja se o lubrificante está entre o máximo e o mínimo.
- Alguns lubrificantes são bem “finos” e de difícil visualização quando foram trocados há pouco tempo. Pode ser que você tenha que mudar o ângulo de visualização ou contar com o auxílio de uma lanterna para identificar o nível corretamente.
- Nunca ultrapasse o nível “MÁXIMO”. Isso fará o motor trabalhar com excesso de pressão, o que poderá acarretar em vazamentos de óleo, e até danificar retentores (peças que vedam a passagem do óleo em eixos), ou aumentar o consumo de óleo do motor. Também não deixe o motor trabalhar abaixo do “MÍNIMO”, pois poderá haver falta de lubrificação, e ocorrerá desgaste prematuro de peças internas do motor.
- O ideal é manter o nível entre o “MÁXIMO” e o “MÍNIMO”, mas nunca no limite dos dois. Esta é a condição ideal de trabalho do motor para uma correta lubrificação do mesmo.