Como funciona o Kit GNV de 5ª Geração?

Aqui, segue um breve resumo de como funciona um kit GNV de 5ª geração, preços, marcas e algumas breves características.

Alguns componentes de kit GNV de 5ªa geração
Alguns componentes de kit GNV de 5ª geração

O kit de 5ª geração trabalha semelhante a uma injeção eletrônica de um carro atual. Possui um redutor que diminui a pressão do GNV do cilindro para uma pressão menor que trabalhará na entrada dos bicos injetores, estes bicos injetores se assemelham com os bicos injetores de gasolina, ou seja, abrem e fecham para dar passagem para o GNV, tem também uma central eletrônica para controlar a comutação do GNV e o tempo de injeção dos bicos injetores, e os outros itens já conhecidos (caixa comutadora, variador de avanço, válvulas de abastecimento, manômetro externo, etc.).

Neste kit, o módulo de controle do GNV lê o tempo de injeção dos bicos injetores de gasolina e transformam este tempo para um compatível para a quantidade de GNV correta. Para isto existe uma equação de conversão do tempo de injeção de gasolina versus tempo de injeção para o GNV, e existe um mapa de tempos de injeção pré-determinados para cada situação de rotação e carga do motor. Quem cuida disto tudo é o módulo central.

Central de comando de injeção de GNV Landirenzo
Central de comando de injeção de GNV Landirenzo

Ele recebe alguns sinais de entrada (rotação do motor, temperatura do gás, temperatura do motor, pressão absoluta do coletor – MAP -, sensor de mistura ou sonda lambda, tempo de abertura dos bicos injetores, sensor de nível e pressão de GNV) e possui outros sinais de saída (liga/desliga solenóide do redutor, sinal para bicos injetores de GNV, sinal para chave comutadora). Assim como a central de injeção original do carro, a central do GNV também é acessível via computador, e toda regulagem é feita por programas de computador (softwares), assim como o diagnóstico de algumas falhas.

Os bicos injetores são conectados ao coletor de admissão através de mangueiras, onde são feitos pequenos furos no coletor para adaptar bicos metálicos onde encaixarão estas mangueiras. Os furos são pequenos, e caso deseja retirar o kit posteriormente, os furos são fáceis de serem fechados

Bicos injetores de GNV
Bicos injetores de GNV

Neste kit o GNV é empurrado para dentro do motor, e não aspirado como ocorre no kit de 3ª geração. E também não existe o “mesclador”, uma peça que é colocada antes do “corpo de borboletas” ou “TBI”, que acaba reduzindo a potência do carro na gasolina.



Misturador/Mesclador de GNV
Misturador/Mesclador de GNV

Como eu disse anteriormente, toda regulagem é feita via software, não existem parafusos e ajustes externos. Então, a menos que você tenha o cabo de comunicação e o software para regulagem (eu tenho para meu kit!), você dependerá da convertedora toda vez que precisar ajustar/regular o kit.

Cabo / interface para programação de central de GNV 5ª geração
Cabo / interface para programação de central de GNV 5ª geração

Não se iluda, algumas convertedoras dirão que a perda de potência é insignificante. Isto para mim é um absurdo, pois o que pode ser insignificante para uns pode ser muito significante para outros. A perda de potência existe, fique ciente disto, porém é de no máximo 10%, podendo ser menor que isto.

Outra característica do kit 5ª geração: seu carro tem que estar com o sistema de injeção eletrônica impecável, para que a central do GNV funcione bem. Qualquer problema no sistema de injeção original, mesmo que o carro esteja funcionando bem na gasolina, poderá provocar o mal funcionamento no GNV. Sim, o kit 5ª geração é extremamente sensível a falhas na injeção original, o que não ocorre no kit de 3ª geração. ISTO NINGUÉM FALA.

Quando você solicita a instalação de um Kit GNV de 5ª geração, muitas convertedoras não te dizem nada, apenas instalam. Se a instalação não ficar boa por algum problema na injeção do carro, depois de tudo instalado, e de você ter pago o kit, é que eles vão falar que seu carro está com problemas de injeção que deve ser corrigido. Oras, se o carro tem problemas na injeção eletrônica, isto deve ser corrigido antes da instalação, e não depois!

Sobre valores, os Kits com cilindro novo (sim, algumas convertedoras vendem cilindros usados, e isto é legal) giram em torno de 5.000 reais. De cara, é um investimento que só vale a pena se você roda consideravelmente com o carro (algo entre 50 a 100km por dia, ou mais) e se você pretende ficar, no mínimo, dois a três anos com o carro.

Hoje temos várias marcas no mercado. LANDIRENZO, BRC, KGM, LOVATO, são algumas delas. A Lovato é uma espécie de segunda linha da Landirenzo. A Landirenzo e o BRC são kits de primeira linha.

Para instalação do kit de quinta geração, tenha paciência. Será necessário algo em torno de, no mínimo, 2 a 3 dias. E a maioria das convertedoras apenas fazem o ajuste básico. Se o seu carro precisar de algum ajuste ou regulagem avançado, é necessário esperar o agendamento com o técnico da empresa fabricante o equipamento. Isto é outra coisa que ninguém fala. Caso seu carro não dê regulagem pela calibração automática que a central realizada, será necessário aguardar o técnico da empresa XXX para regular o carro… E aí, quem vai saber o tempo desta espera.

Economia: Sim, os kits de 5ª geração são mais econômicos que os de 3ª geração. Isto se deve a melhor distribuição e gerenciamento da quantidade de combustível. O GNV só é fornecido quando necessário, e não a todo momento como nos Kits de 3ª geração. E outra, O GNV é fornecido já quase que na entrada do cabeçote, bem no final do coletor de admissão.

A conclusão é sua, quem dirá o que tem melhor custo/benefício é o seu bolso. Mas, em caso de dúvidas, pode perguntar que terei o prazer em responder.

106 respostas para “Como funciona o Kit GNV de 5ª Geração?”

  1. Instalei 5° Logan 3 Cil com 30milkms. Rodou liso e com torque bom por 20 mil kms, após começou a embrulhar ,ratear e consumo. Troquei as velas. Não fez diferença. Comecei a ir várias vzs na instaladora e nada mudou, dizem estar no padrão. Não aceito essa alteração e me dizer que é assim .
    No álcool funciona normal. Mas gostaria de alguém que saiba usar um osciloscópio ,pra verificar alguns componentes…
    Como podem ajudar…
    Ainda está na gargantia …

    1. Pode ser cabos de vela. Após 10milkm, velas e cabos já começam a dar problemas. Aumenta consumo e o motor fica rateando, principalmente entra 1 e 3 marchas. Filtro do ar do motor tbm pode interferir.

  2. Olá instalei a 5º geração no meu Honda FIT 2008 e quase sempre que dou partida no carro a luz do gnv fica vermelha e piscando e apitando só quando aperto o botão para ficar só na gasolina e depois aperto para voltar para o gás que fica normal, já levei onde instalei e não sabem o que é o que pode ser?

  3. Boa tarde.
    Tenho um Sentra 2011 automático CVT.
    Percebi que em descidas de Serra, o de fico muito tempo sem acelerar (desço sempre engatado no D), a caixa comutadora do meu GNV apaga e ao pisar no acelerador ela religa.
    Isso é normal ou pode ser defeito?
    Será que, por não haver possível injeção de combustível na descida, o comutador pode desligar?

    1. Olá! Rafael.
      Essa situação é normal o seu kit de GNV tem o sistema, Cut Off. Quando o veículo está em um declevi estando o motor, engrenado e com pedal do acelerador em repouso ele corta o envio de combustível gerando uma econômica neste momento.

      1. No meu caso, o cutoff persiste. Desacelerando com marcha engrenada para conversão/(sinaleira-semaforo), se tenho que freiar e pisar na embreagem, o carro apaga. Isso e normal ou algum defeito no retorno da injeção da lenta no sistema GNV? Obrigado por todos comentários que sempre acrescentam.

        1. Tive esse tipo de problemas no meu Sandero, era uma mangueira fina que faz o vácuo no map. Ela estava com uma rachadura. Ao trocar ela, voltou a funcionar normalmente.

  4. Ola tenho uma crv, e toda vez que o a chave comutadora avisa que o meu gnv acabou fica um cheiro de gnv durante um bom tempo.
    Obs: quando esta com o cilindro cheio não tem cheiro.

  5. Boa noite meu carro é um prisma 2014 1.0 coloquei gnv mas demora muito a passar pro gas, fiz um reparo e na loja me cobraram a trocar do sensor de temperatura por 400,00 porem o gnv continua demorando a passar pro gas, alguem pode me dar alguma dica

    1. Boa noite amigo pede pra o instalador colocar a passagem da gasolina para o GNV com a temperatura da água em 40 graus vai resolver seu problema.

      1. Por favor, tenho um Cronos Drive 1.3, coloquei um kit GNV, de 5a geração. Gostaria de saber, qual é a temperatura ideal para este modelo e motor. Se 40°C ou 45°C. E, gostaria de saber também, se trabalha melhor no verão (calor) configurado em 45°C e/ou no inverno (frio) configurado em 40°C. Obrigado pela sua atenção.

      2. Por favor, tenho um Cronos Drive 1.3, coloquei um kit GNV, de 5a geração. Gostaria de saber, qual é a temperatura ideal para este modelo e motor. Se 40°C ou 45°C. E, gostaria de saber também, se trabalha melhor no verão (calor) configurado em 45°C e/ou no inverno (frio) configurado em 40°C. Obrigado pela sua atenção.

  6. Tenho um fiat linea 1.9dualogic nao tenho nenhum problema , pois o que fiz primeiro foi aprender a manuseiar os objeto pois sou muito buliçoso no que e meu,no fio que liga a valvula do gas eu liguei um rele que ao asionar desliga a bomba de comb… nao sei qual e o perigo.

  7. Bom dia, estou para fechar a compra de uma S10, com kit 5g. O rapaz da loja me informou que o kit 5g, trabalha da seguinte forma. O kit mescla durante o trajeto gnv e gasolina, e poço chegar em casa com o gnv, e no dia seguinte liga direto na gasolina. É verdade este relato,obrigado pela ajuda.

  8. Instalei o 5G 16m³ em um civic 2014 semana passada na Inove gas , percebo que está consumindo os dois combustivel , gas e gasolina ao msm tempo, a cada tanque de gas eu tenho que colocar 50 reais de gasolina, ambos acabam juntos, toda vez que abasteço o gas tenho que colocar 50 reais de gasolina.
    Voltei na Inove passaram o computador e disseram que está consumindo apenas 1 combustivel, mas não está.
    O carro já até me deixou na mão , completei o cilindro e pus 50 de gasolina , ambos acabaram juntos , abasteci apenas o GNV , no dia Seguinte o carro não quis nem ligar por falta de gasolina .

    Obs: 50 além da reserva

    1. Instalei meu 5 geração na INOVE e foi só dor de cabeça e estresse, numas das inúmeras vezes que fui regular o kit na garantia, o “técnico” queria colocar pra funcionar com gnv e um pouquinho de gasolina, pois andava muito mal e fraco, não concordei e ficou só no gnv mesmo. Não recomendo a INOVE para ninguém.

    2. Esta faltando o cutoff do combustível liquido
      Esta injetando os dois ao mesmo tempo
      O que é um erro
      Quando injeta o GNV tem q cortar a liquido
      E isso não esta ocorrendo

  9. Instalei o governo 5 geração no Ford ka 2019 1.0. E está consumindo gasolina, coloco no gás e ele consome gasolina junto. Estou gastando mais dinheiro com gasolina do que com gás. Isso é normal ?

  10. Oi jantuir. Tenho o cabo interface da Lovato, pois tenho uma ranger instalada com ele. Seguindo suas dias está bem regulada. Porém instalei num Aircross um sgv tomasseto Agile. O cabo da Lovato pode ser usado fazendo alguma inversão de fios?

  11. Instalei um kit lovato 5G no meu Logan e pedi o softwear pois achei qie vinha no kit.A convertedora disse que não incluía a entrega do softwear.Entendo que se comprei o kit tenho direito ao softwear.

  12. Boa tarde,
    Estou querendo instalar o geração 3 no Renault Fluence, só que tem algumas lojas de instalação que dizem que nesse carro o terceira geração não funciona bem.
    Isso procede? Existem realmente carros que não funcionam bem com uma ou outra geração de GNV??

  13. Tenho um S10 98 V6 e quero pôr GNV, li em alguns site que o 5ªGeracao e ruim para esse tipo de carro, de fato é real? Que pra essa S10 98 o mais indicado é o 3ª Geração. Aí fiquei na dúvida… Qual o melhor?

    1. O ideal é verificar com outros donos deste modelo que colocaram GNV, e conversar também com várias convertedoras, para obter opiniões diferentes.

    1. Sim, você pode configurar a central para injetar um pouco de gasolina junto com GNV. Mas alguns carros, mesmo injetando só GNV, diminuem a quantidade de gasolina/álcool no indicador de combustível, pois eles usam outro método para calcular o consumo de combustível.

  14. boa tarde, estou querendo instalar um kit 5 geração numa ecosport automatica, qual instaladora você indica? no Rio ou de preferencia em Niteroi.
    desde ja agradeço.

    1. Olá! Não posso fazer indicação de convertedoras, mas sugiro que busque na internet nomes de oficinas, ligue e faça orçamentos, procure por reclamações, procure também no site do Inmetro o credenciamento da convertedora.

  15. Bom dia, eu tenho um Prisma 2017.
    Coloquei um kit 5 ª geração no mês seguinte a compra do carro, 04/17.
    Instalei o kit na Del Gás da Av Brasil – Penha.
    No dia da instalação me orientaram que eu deveria colocar como combustível liquido apenas álcool, pois por ser um sistema importado ele não funcionaria bem com a gasolina nacional, com muita mistura.
    Desde então o carro não funciona bem no gás, perde muita potencia, não pega de primeira pela manhã e agora quando o ligo no início do dia enquanto ele não esquenta eu não posso nem pisar na embreagem que ele morre. Já levei diversas vezes na convertedora e eles não resolvem, fica um jogo de empurra com a GM. A convertedora fala que o problema é a regulagem do carro e a GM fala que o carro não tem nada, está perfeito.

    1. Olá também sou usuário novato de GNV, tenho um GM Cobalt 2017 e meu carro apresentava os mesmos sintomas que vc relata. Fui na convertedora e foram aos poucos regulando a temperatura correta para a mudança do alcool para GNV. Nao sou especialista, mas relato o que resolveu no meu caso.

      1. O GNV é mais eficiente termo-dinamicamente, quer dizer, queima melhor quando a taxa de compressão é da ordem de 17:1, semelhante aos motores diesel 18:1 ou maior. Desta forma, quando alimentado pelo GNV qualquer motor convencional (com taxa de 9,5 na gasolina a 12:1 no alcool) perderá potência e torque. Além de ficar mais ríspido, ruidoso, não ter respostas rápidas nem rodar suave.
        https://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=146982&ano=2008

        A oficina orientar sobre o uso do alcool nao esta errado, pois os parametros do alcool “se aproximam” mais com o do GNV do que a gasolina, assim o motor deveria ter melhor desempenho usando alcool e GNV do que gasolina e GNV.
        Com relacao ao ajuste de temperatura tambem pode ter relacao, pois qnd o GNV sai do cilindro (reservatorio) e eh despressurizado, ele tende a refrigerar, depois expande dentro do cilindro do pistao e perde ainda mais tempertura (fica gelado), portanto, em tese, ha uma certa necessidade de ajuste de temperatura do motor usando combustivel liquido ANTES de passar para o GNV.

        Uma dica que gosto para mitigar as ditas diferencas de lubricidade entre combustiveis liquidos em relacao ao GNV, eh a utilizacao de lubrificantes tipo MILITEC-1.

    2. Resolveu seu problema??? Instalei na penha tb porem demora muito a passar pro gnv as vezes chego no trabalho no álcool e nao passa pro gas, fui na loja e disseram que era o sensor de temperatura mas contiuna a demora pra passar pro gnv

    3. Só regulagem amigo. Eu tenho um Kgm. Instalei o sistema no meu computador. Fiz regulagem automática e depois a partir dela fiz uma regulagem mais refinada. Aumentei a temperatura pra trocar pro gás pra 50 e parou de morrer qdo estava em 40 graus. Pra mim foi bom o kit. Me parece que algumas instaladoras montam o kit mas nem sabem ao certo como regular. E ficam empurrando ou atribuindo defeitos ao carro ou à marca.

  16. Boa Tarde tenho uma Spin 2014 com um kit quinta geração, Lovato Smart Fast, e o meu carro tem duas sondas, sendo que o kit so aparece uma, ou seja a que é após catalizador não aparece, quando está no combustível liquido as duas funcionam corretamente, mas quando passo para o GNV a 2 sonda não trabalha direito. tenho que instalar um simulador de duas sondas para resolver o problemas

    1. sim.
      se não me falha a memoria o Simulador de Sonda T68 da marca TURY é para Veículos Flex C/ 2 Sondas.
      Espero ter ajudado, abraço..

  17. Boa tarde.
    Quais são as peças que compõe o kit 5ª geração?
    qual vc considera a melhor marca?
    Existe algum kit para carro flex que permite usar a gasolina em .lugar do álcool?

    1. Olá amigo, o 5 geração é composto por central – redutor – filtro – flauta com bicos injetores e sensor de pressão… As marcas líderes mundiais são Brc (tem a TA que é dela) e Landirenzo (submarca Lovato. Ideal se for instalar, é entrar em contato com os fabricantes (landi tem facebook ) e pedir a indicação de uma boa instalação. Fuja das instaladoras que fazem o serviço num dia só e pergunte se remove o coletor para furação. Quando não remove, já é um mal sinal. Aqui em SP eu indica a systemgas.com.br e no RJ tem a 2001gnv e a Italian gás…

  18. Boa tarde tenho um palio 1.0 2015 Ele está com o gnv 5geração
    Ele está com um problema que já levei ele em duas Oficina de gnv mas
    Não conseguiram resolver o mesmo .bom quando eu todo no gnv ele
    Fica morrendo toda vez que vou parar ou passar em um quebra mola
    Quando estou com o ar ligado isso acontece a toda hora e no álcool não
    Acontace isso só mesmo no gnv??? Vcs saberiam me ajudar

    1. Volte na instaladora e em último caso reclame direto para a fabricante do kit, pois é problema de má instalação pelo jeito…

  19. ola meu carro quando fica parado por um dia e eu vou ligar ele acontece dele não pegar e para ele pegar eu tenho que pisar o acelerador e quando ele pegar uma fumaça branca e um cheiro de gasolina muito forte eu instalei o gnv de 5 geração ,o que pode esta acontecendo?

    1. Problema de regulagem. Quando vai regular, tem que escolher um combustível líquido. A maioria dos carros se dá melhor com o acerto etanol/gnv… mas tem casos que é gasolina/gnv. Volte na instaladora e peça pra verificarem.

  20. Tenho um Peugeot 207, 1.4 modelo 2013. Tenho um Kit de Terceira geração para instalar, mas algumas convertedores me indicaram o geração 5.
    Qual seria o problema se eu colocasse o geração 3?

  21. Olá. Estou pensando em adquirir uma lAND ROVER DISCOVERY 3 A GASOLINA, VOCÊ HAJA VIÁVEL A CONVERSÃO PARA gnv DE QUINTA GERAÇÃO ?
    Obrigado.

  22. Boa Tarde. Parabens pelas excelentes explicações. Mas afinal de contas, em que momento o gás passa a ser consumido pelo motor neste kit de 5ª Geração ? No meu caso é da BRC e esta instalado na Ford Ranger 2007. Segundo um tecnico da BRC, que fora agendado pela oficina onde estava o veiculo, ele disse que a partida é na gasolina e assim que o veiculo se movimenta (aumenta o giro do motor) o gás já entra em funcionamento (independentemente de temperatura do motor). Isto é correto ? Quando o veiculo para em um semaforo ele volta para a gasolina. Ao sair com ele novamente, volta para o gás. Nao compreendo. Desde ja obrigado.

    1. Normalmente somente quando frio ele usa gnv. Chegou na temperatura ideal de trabalho ele passa pra 100% gnv. Ocorre que em alguns carros, na marcha lenta o instalador coloca pra consumir gasolina junto, mas isso depende do instalador. O normal é depois de aquecido o motor, ele vá funcionar somente com gnv…

      1. Nao tenho certeza, mas cada carro tem um comportamento diferente do outro com GNV, e em se tratando de carro de carga, pode ser que utilize combustivel liquido para ter um torque maior na arrancada e depois volta ao GNV.

      2. A Ford Ranger tem essa caracteristica , ou seja, abaixo de 1.000 rpm ela funciona com combustivel liquidp, a apartir dai com gnv, esses veiculos foram adaptados a quatro maos com a montadora e essa é a melhor regulagem

  23. Instalei um 5a. geração da marca SGV no meu Cobalt LTZ 1.8 automático, com variador de avanço, ocorre que sem o variador de avanço o carro fica normal sem nenhuma falha, porém perde muito em potência. Já com o variador de avanço ele melhora a potência, mas ele fica com a lenta muito baixa e oscilando, daí está acontecendo do motor morrer quase toda vez que paro no semáforo e tenho que arrancar, piso no acelerador e ele morre, senti também que ele demora a responder quando pisa no acelerador, prejudicando a dirigibilidade, isso quando o motor não morre ao acelerar né…. O que pode ser?

  24. Amigo boa noite, estive procurando uma resposta para minha dúvida/problema, e achei seu Blog o mais completo, e resolvi realizar a a vc a minha pergunta!!!
    Comprei uma zafira e nela veio instalado o Kit GNV 5ª geração, sendo que observei que ele demora muito para converter para o gnv, isso está me deixando louco de raiva, pois uso consideravelmente o veiculo e estou gastando muito com o petróleo original do carro, já levei em uma convertedora para realizar uma verificação no sistema, o técnico disse que “baixou a temperatura” de conversão, mais mesmo assim ainda demora, gostaria de saber se existe alguma dica para resolver o problema ou o sistema funciona assim mesmo?
    Eu ando 10km e a temperatura chega a 45 ou 50 graus, só aí ele passa na primeira vez, depois com o carro já quente ele passa mais rápido, mas mesmo assim ainda demora.
    Por favor me ajude!!!!

    1. Melhor solução é você mesmo ter o cabo e o programa e aprender a fazer a regulagem de acordo com seu gosto. Comprei meu cabo no ebay e baixei o programa na internet…muitos carros regulam perfeitamente na calibração automatica, mas muitos outros só com um ajuste fino pra ficar 100%

  25. Ola amigo, tenho um gol g6 2013/14 e quero instalar este kit da 5’geraçao, porem não vou usar gnv, mas sim hidrogénio. Claro que não vou armazenar o hidrogénio em tanque. Será instalado um gerador e eu quero implantar um sistema que alimente o motor com o gás conforme a necessidade. Mas isto tem que ser automático. E não pretendo usar gasolina, apenas o hidrogénio. Pois pelo fato de o hidrogénio ser 40x mais potente que a gasolina a economia vai ser bem maior também. Será que vc poderia dar uma ideia de como implementar o sistema? Tendo em vista que a válvula redutora será eliminada pelo fato do gerador não produzir hidrogénio sob pressão. Então fica a duvida de como adaptar o sistema ao hidrogénio. Ajuda ai por favor, agradeço desde já!

    1. O poder calórico do H2 é 30 mil, da gasolina pura e gás metano 12 mil, e do álcool 7,5 mil. Teria 3,5 x mais potência.Acho que é g por Kcal. O H2 funciona no motor, mas a temp da queima será mais elevada, em 1500 graus C. Do gás chega a 650 graus C. alcool e gasolina queima a 350 graus C. Você pode colocar um misturador, com 2 registros, e um com orifício bem pequeno. O eixo é comum. A cuba de produção de H2 pode desligar à determinada pressão. Vc teria um problema, que seria ter umas 10 baterias para dar energia para fabricar o H2 e a autonomia seria de 100 km. Onde iria carregar essas baterias ? Iria gastar energia elétrica. Se tiver bateria solar, ok. A bateria dura 3 anos. As 10 bat iria lhe custar 2500 reais a cada 3 anos. 850 reais ano, 70 reais mês e 2 reais dia.

  26. Bom dia,tenho uma pergunta a fazer sobre meu carro que é uma S10 e esta com o kit geração 5,ele esta com dificuldades de passar para o gás,como é automático o carro apaga e tenho que passar para gasolina,fui até a oficina que instalou e o mecânico me falou que é o tempo frio e o carro demora a chegar na temperatura e passar para o gás,mas já verifiquei que mesmo esquentando não passa,ja observei que depois de esquentar por exemplo eu ando 10 km,eu desligo o carro e após ums 20 minutos ele passa normalmente,você teria alguma solução pro meu problema,aguardo resposta,obrigada.

  27. Boa noite, gostei bastante da informação passada. Parabéns pelo trabalho!
    Estou para instalar no meu Peugeot 206 1.4 2007, entre aspirado e injetado a diferença é de 1000 reais aqui na minha região. No entanto, girando 2000 km por mês e considerando um consumo menor no injetado, acredito que ficarei com este.
    Outra questão e, posso eu mesmo realizar a regulagem eletrônica do equipamento tendo os cabos e software posteriormente?

  28. Boa tarde!
    Tenho interesse em colocar esse 5 geração no meu Grand vitara 2011, pois todo de 70 a 100km por dia…gostaria de saber, se esse kit danifica o motor? Pois pretende ficar uns 5 anos com meu carro. Obrigado

    1. O GNV eh um combustivel bem mais limpo e sem adulteracao, desta forma ele mantera teu motor mais limpo que a gasolina. Se conselho fosse bom ninguem dava, mas eu uso GNV e no meu tanque coloco gasolina PODIUM, pois esta gasoina eh de qualidade superior, nao gera borra a longo prazo e acredito que a economia do GNV supera de longe o investimento com a PODIUM.
      Se lhe faltar coragem para a PODIUM, pense em alguma outra PREMIUM de boa procedencia.
      Outra dica eh o uso do MILITEC-1 … se quer ficar com o carro por muito tempo, use GNV e MILITEC-1

  29. Bom dia! !

    Sou o João Batista, acabei de colocar o kit(cilindro de 17) em meu carro, só que tenho uma dúvida.

    A quantidade que roda varia de posto para posto , teve posto que a quantidade de km rodados foram inferiores ex: teve vez que rodou 215KM (SEM PEGAR RODOVIA) porém teve posto que rodou 145KM .

    E um problema do Kit do carro ou do posto?

    E qual a dica para economizar ainda mais?

    Obrigado

  30. Parabéns pela postagem, muito didática e esclarecedora!
    Vc acha que vale a pena eu comprar o kit pela internet e levar pra uma montadora ou por razões de segurança melhor adquirir tudo a ela?

  31. bom dia!
    me reporta alguns fatos em relação a esta central pfvr…
    ela pega o sinal dos bicos da central do automovel, portanto e uma central paralela ok?
    assim sendo eu conseguiria regiular adiantando ou atrazando o tempo de os bicos de gas ficarem abertos, e o tempo de permanecerem abertos tbm é prolongado ou diminuido?

  32. boa \tarde tenho um fusion 2007/2008 motor 2.3
    rodo em media 500 quilômetros semana usns 75 litros por semana de gasolina voce me recomenda intalar o quiti gas qual modelo

  33. Olá!
    Instalei o 5a geração em um Infiniti FX35, V6, 2009. Está sem simulador de sonda. Por vezes ando o dia inteiro sem falhas e de repente começar a falhar e soquear, como se tivesse falta ou excesso d combustível. Ao passar o Scan tanto na gasolina qto no GNV acusa mistura pobre. Meu carro tem 4 sondas lambda (2 antes do catalisador e 2 depois). Devo instalar 2 simuladores? Se eu usar só gasolina não apresenta falhas.
    Grato.

    1. Não aconselho a ninguém instalar o 5 geração, esse só é configurado por especialistas e alem de ser caro, precisa de computador, o 3 geração, voce aprende a regular e faz em casa sem problemas. O 5 geração se desconfigura se desligar a bateria por minutos.

  34. Boa noite, amigo!

    Estou pensando em comprar um carro zero e colocar GNV, Você acha muita loucura, por estar perdendo a garantia de fábrica do carro? Você já fez isso com algum veículo zero? O que me aconselharia? Sabe se ele funciona bem em um renault?

  35. Prezado, tenho a intenção de instalar um KIT GNV 5, porem, por nao entender bem dos criterios aos quais devo estar atenta, e por ser mulher, tenho medo de ser enganada com facilidade.
    Afinal, qual o melhor kit para se instalar num Gransiena ano dois mil e dezessete?

    Aguardo

    Obrigada

    1. Não aconselho a ninguém instalar o 5 geração, esse só é configurado por especialistas e alem de ser caro, precisa de computador, o 3 geração, voce aprende a regular e faz em casa sem problemas. O 5 geração se desconfigura se desligar a bateria por minutos.

  36. Boa tarde poderia me tirar uma duvida cruel pois tenho um celta sprit 2008 1.0 pois gostaria de converte pra gnv e pela pesquisa e com seu blog o melhor seria a 5 geração minha duvida será que vai perder a potencia? por ser 1.0 qual a empresa confiavel ?

    obrigado

    1. Ideal é o 5 geração. Marca Brc ou Landirenzo, mas pode usar suas submarcas como TA e Lovato. Escolha apenas a melhor instaladora da região…

  37. Instalei o kit G5 no meu carro (Renault Symbol privilege 1.6 16v) e estou observando que mesmo enquanto eu estou rodando no Gás a gasolina do tanque está baixando. E não me refiro a momentos de partida, mas em meio a um trajeto no qual estou com rodando com gás vejo o ponteiro do tanque baixar. Creio q isso não deve ocorrer. Me explique o que pode estar ocorrendo por favor.

    1. Instalei meu 5 geração na INOVE e foi só dor de cabeça e estresse, numas das inúmeras vezes que fui regular o kit na garantia, o “técnico” queria colocar pra funcionar com gnv e um pouquinho de gasolina, pois andava muito mal e fraco, não concordei e ficou só no gnv mesmo. Não recomendo a INOVE para ninguém.

  38. Boa tarde!!!
    Tenho uma Ranger V6 ano 98, nela está instalado o kit da segunda geração se não estou enganado, no GNV ela é muito fraca, na gasolina é ótima.
    Penso em fazer a troca pro 5 geração, me cobraram R$ 2.800,00 em uma oficina especializada, em outra, me disseram que não existi o kit da 5 geração para este motor, até que rodo bem com a camionete, será que compensa???
    Gostaria de saber o consumo médio estimado?
    valeu

  39. Muito obrigado pelas otimas dicas!

    Gostaria de tirar so mais uma entre o kit gas da Landirenzo e o KGM qual indica colocarmos, uma vez que o Landirenzo me cobraram R$ 3600 e o KGM R$ 3200.

    Sem pensar no valor qual melhor escolha?

    Agradeço desde já

  40. Muito boa a sua matéria explicando o funcionamento de GNV !

    Eu pretendo instalar o kit de 5ª geração devido a que vou rodar 100 Km ida é volta.
    Fiz uma avaliação prévia na convertedora, é constataram que meu carro está bem acertado é possui boa taxa de compressão do motor.

    Para este tipo de carro e uma boa escolha ?
    GM / Vectra 2.0 GLS 8v. ano 1998
    http://www.planetagas.com.br/

    1. Só cuidado, vê se vai valer a pena pra você, o kit 5 geração só é configurado por especialistas, e é caro essa configuração, o 3 geração, você regula fácil em cada e não precisa de computador.

  41. Eu tenho um Ford Focus Sedam 1,6 CV com motor Sigma (2012) e gostaria de saber qual a melhor opção de GNV à ser instalado e como posso fazer para não perder muito minha mala?

  42. Gostei muito da matéria gostaria de saber mais sobre o assunto pois sou mecânico e eu mesmo instalei o kit gás no meu carro e gostaria de adquirir o kit para regular e diagnosticar o sistema sendo que o kit que eu instalei não foi mencionado à cima que foi o gsv . Esse kit serve para qualquer marca?

  43. Olá amigo bom dia. Recentemente, após muito pesquisar, coloquei um kit gnv de 3 geração em minha spin 2014. Isso após 4 convertedoras dizerem que meu motor trabalhava de forma igual com os dois kits e que seria desperdício de dinheiro colocar o kit g5. Procede esta informação ? O kit foi colocado e tenho em média 170 km por 16m3.

  44. Ótima matéria, esclarece um monte de coisas.
    Fiquei com 2 dúvidas, se vc puder ajudar…

    1 – Tenho uma Tucson gasolina 2012, posso colocar um kit 3ª geração nela ou melhor colocar logo o de 5ª ?

    2 – também pensei em trocar de carro pra um ix35 mais novo e colocar um kit de 5ª geração, pois creio que o desconto no IPVA faria valer a pena. Vale a pena, o ix35 aceita bem o GNV ?

  45. Nossa! Ótimo artigo!
    Eu instalei gnv 5ª geração na Del Gás de Realengo e não ficou bom. Gasta gnv e gasolina… E agora?

    Como resolver? Eles usaram BRC.

    Voltei lá e nada.

    Você diz que tem o software para uso próprio… É acessível? Eu posso ter também? É razoavelmente fácil mexer?

    Obrigado.

    1. Instalei meu 5 geração na INOVE e foi só dor de cabeça e estresse, numas das inúmeras vezes que fui regular o kit na garantia, o “técnico” queria colocar pra funcionar com gnv e um pouquinho de gasolina, pois andava muito mal e fraco, não concordei e ficou só no gnv mesmo. Não recomendo a INOVE para ninguém.

  46. Bom dia,
    Então vamos a situação. Eu tenho um gol 1.6 rallye, fazia milagosos 11 km/l com mto esforço, um amigo e eu intalamos gnv 5 semana passada, o comp de bordo dele marca altas km/l tipo 15km/l no gnv, já o meu marca 7km/l no gnv.
    sendo que o meu cilindro dura uns 80 km e o dele 120, além disso por algumes vezes havia acabado de apagar a segunda bolinha e eu logo parava no posto quando abastecia cabia 9m em um tanque de 10m que não estava nem piscando ainda ?
    to achando q tem algum problema com minha instalação mas passou na inspeção.

    1. Pc de bordo fica meio louco mesmo no gnv. Se estiver usando etanol/gnv, o normal é se marcar 7km/l ai vc multiplica por 2 e estará fazendo 14km/m. Se estiver configurado para gasolina/gnv e o pc de bordo marcar 7km/l gasolina, ai normalmente vc soma 35% e dá o valor exato do consumo no gnv. Nunca vai marcar correto, pois a central sempre vai marcar a média do tempo de injeção do líquido e quando muda para o gnv, esse tempo sempre dá uma alterada. No meu caso, tenho um Vectra 2010 AT e se marcar 4.8km/l etanol, eu multiplico por 2.2 que dá o valor exato do consumo no gnv. O ideal é vc abastecer de 1 a 2 metros, reseta o pc de bordo e roda até acabar o gnv. Se rodou 26km com 2 metros e o pc de bordo marcou por exemplo 6.5km/l, ai vc sabe que multiplicando por 2 será o valor exato do consumo no gnv… cada carro pode dar um consumo.

  47. Fala amigo!

    Primeiro parabéns pelo blog, muito bom as dicas e ensinamentos! Bem, tenho um Sentra 2009, com kit 5 geração da landirenzo. E desde a última regulagem, há uns 6 meses, o carro tem demorado demais a trocar pro GNV e normalmente só quando está muito calor, no frio não troca de jeito nenhum! Já levei em algumas lojas perto de casa, mas não consigo confiar nos técnicos. Vc faz ideia do que pode estar acontecendo?! Desde já muito obrigado!

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